segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Por que o Windows 8 pode ser um fiasco para jogos?


Falta pouco tempo para a chegada do Windows 8, o mais novo sistema operacional da Microsoft que promete unir PCs e tablets sobre o mesmo ambiente. Apesar de toda a comunidade de entusiastas da tecnologia estar aguardando ansiosa pela novidade, algumas personalidades importantes do mundo dos games parecem desacreditar o futuro do novo OS. 
Gabe Newell, um dos fundadores da Valve (Fonte da imagem: Divulgação/GDC)
As dúvidas sobre o sucesso do Windows 8 no mundo dos games começaram a pairar depois da declaração do CEO da Valve, Gabe Newell, afirmando que  “o Windows vai ser uma catástrofe para o mercado”. Que motivos teria o pai do Half-Life e da maior loja de games online no mundo, o Steam, para desacreditar tanto a próxima versão do SO da Microsoft?

Uma plataforma para todos

Há décadas que o Windows tem sido a plataforma preferida dos desenvolvedores de jogos para computadores pessoais, principalmente por causa da popularização do pacote de APIs do DirectX. Além de apoiar os programadores de jogos com boas ferramentas de criação, o sistema operacional da Microsoft também permitia que qualquer programa compatível pudesse rodar sem nenhum tipo de restrição.
Notch, o criador do Minecraft, concorda com a opinião de Newell sobre o Windows 8 (Fonte da imagem: Tecmundo)
Em outras palavras, qualquer software criado para a plataforma Windows pode ser distribuído sem nenhuma limitação imposta pelo sistema operacional. Essa relação de liberdade por parte do SO rendeu muitos frutos para a gigante de Redmond, considerando que uma boa parcela dos usuários adquiriram um PC com Windows principalmente para poder rodar os seus games favoritos. Entretanto, isso pode mudar com a vinda da oitava versão do sistema operacional.

Windows Store e licenciamento de softwares

Entre as diversas novas funcionalidades confirmadas para o Windows 8 está uma loja de aplicativos. Esta sessão com prateleiras virtuais deverá ser algo parecido com a famosa App Store da Apple ou com o Google Play, o portal de aplicativos dos sistemas Android.
Assim como acontece com o Mac, é bem provável que loja virtual — chamada de Windows Store — permita que a Microsoft tenha uma participação direta sobre venda dos aplicativos disponibilizados para o Windows.


Nenhum comentário:

Postar um comentário